Escola Secundária de Oliveira do Bairro

Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12ºano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um Trabalho sobre as doenças hereditárias.







Um dos objectivos desde trabalho é responder a eventuais questões dando a conhecer as doenças hereditárias. Esperamos que este trabalho seja do vosso agrado.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Descoberto gene associado à surdez infantil hereditária

Uma em cada 750 crianças nasce com perda auditiva grave ou surdez profunda

Uma nova falha genética, que pode ser responsável por casos de surdez hereditária, foi descoberta por investigadores holandeses.

Segundo o estudo publicado no
American Journal of Human Genetics, esta descoberta poderá permitir aos pais, com aquela condição hereditária, prever com maior exactidão a probabilidade de a transmitirem aos filhos.

Estudo pode contribuir para novos tratamentos

Terapia gênica abre portas para novos tratamentos contra a cegueira hereditária

Cientistas já têm utilizado um vetor viral que tem como alvo uma classe de fotorreceptores da retina chamada bastonetes

Cientistas da Universidade Veterinária da Pensilvânia têm utilizado de forma segura e com êxito, um vetor viral que tem como alvo uma classe de fotorreceptores da retina chamada bastonetes. Este pode ser o primeiro passo no desenvolvimento de terapias genéticas contra a cegueira hereditária causada pela degeneração da haste.


http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/6942/ciencia-e-tecnologia/terapia-genica-abre-portas-para-novos-tratamentos-contra-a-cegueira-hereditaria

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nova técnica de reprodução "in vitro" evita doenças hereditárias graves


Cientistas britânicos desenvolveram uma técnica que permite evitar algumas doenças hereditárias graves e incuráveis, através da substituição do ADN mitocondrial da mãe pelo do óvulo de uma dadora. A equipa de investigação quer agora avançar para a fase de desenvolvimento de tratamentos, mas grupos pro-vida estão a questionar a validade ética da nova técnica.

 http://tsf.sapo.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1547475