Escola Secundária de Oliveira do Bairro

Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12ºano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um Trabalho sobre as doenças hereditárias.







Um dos objectivos desde trabalho é responder a eventuais questões dando a conhecer as doenças hereditárias. Esperamos que este trabalho seja do vosso agrado.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Câncer de ovário

Os dados divulgados pelo INCA não nos permitem saber a exata situação da epidemiologia do câncer de ovário. O INCA coloca as neoplasias malignas de ovário entre as de baixa incidência, ficando abaixo do 11º lugar em incidência nas mulheres. Estima-se que no Brasil, corresponde a cerca de 2 a 3% dos cânceres femininos.
A mortalidade decorrente desta neoplasia é alta. Apesar de não ser um tipo de neoplasia feminina comum, o câncer de ovário é uma das principais causas de morte, dentre os tumores ginecológicos.

Mais de 500 mil bebés nascem com anemia todos os anos

A informação foi avançada pelo director regional da Organização Mundial da Saúde para África, Luís Gomes Sambo. «A cada ano, mais de 500 mil bebés nascem com drepanocitose [anemia], dos quais 60 a 80 por cento morrem antes da idade de cinco anos», declarou, durante uma reunião dos ministros da saúde africanos, sobre doenças não transmissíveis.

http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=18854&sec=8

Doenças metabólicas raras motivam criação

A Nutricia, empresa líder de mercado em nutrição médica avançada, disponibiliza, em Portugal, o primeiro site pediátrico lúdico-pedagógico para crianças portadoras de Doenças Hereditárias do Metabolismo, que implicam severas restrições alimentares, e respectiva família.
Segundo Rosa Pena, Directora-Geral da Nutricia, o site, o primeiro do género no nosso país, “converte os bastidores em palco, dando voz aos portadores de doenças metabólicas raras, que devem e merecem ser acompanhados.




http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=41999&mostra=2&seccao=as-empresas&titulo=Doencas-metabolicas-raras-motivam-criaca

Asma: doença atinge 350 mil pessoas por ano no Brasil

A asma provoca 350 mil internações no Brasil e mata 3 mil pessoas por ano. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a falta de informação contribui para esse alto índice de mortalidade, já que os pacientes podem subestimar a doença e demorar a procurar ajuda médica por confundi-la muitas vezes com a bronquite, que têm causas e tratamentos diferentes da asma.
A asma têm causas hereditárias, e pode ser desencadeada por fatores alergênicos, como poluição e fungos.




Dia Mundial da Hemofilia 2011


O Dia Mundial da Hemofilia é celebrado anualmente no dia 17 de abril em mais de 100 países onde há organizações filiadas à Federação Mundial de Hemofilia. No Brasil, a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), com o apoio da Bayer HealthCare, promoverá ações em 14 capitais e mobilizará todas as 24 associações de pacientes filiadas para a distribuição de material informativo a pacientes e seus familiares. Com o tema “Hemofilia no Tom da Vida”, o objetivo da campanha deste ano é esclarecer a população sobre a hemofilia e conscientizar sobre a importância do tratamento adequado para a qualidade de vida dos pacientes.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=34600:dia-mundial-da-hemofilia-2011&catid=47:cat-saude&Itemid=328

Amiloidose TTR Hereditária: uma doença rara

A amiloidose é uma doença rara, de causas desconhecidas e de difícil diagnóstico, pois seus sintomas não são específicos. Ela ocorre quando há acúmulo, ao redor dos vasos sanguíneos, de pedaços de proteína dobrados em uma configuração altamente estável.
A Amiloidose TTR Hereditária é muito rara e ocorre quando uma mutação genética leva a produção de uma proteína amilóide, a Transtirretina (TTR) que é uma proteína produzida no fígado e presente no sangue e na medula espinhal.